TELEMAR/VELOX – ALERTA
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RUTH
MAGALHÃES
Consumidora
Relatarei, desde o início, minha desdita, infelicidade; infortúnio;
desventura, junto a Telemar Norte Leste S.A, quando mandei instalar
o velox na linha telefônica existente em minha residência localizada em
Belém do Pará, para que sirva de alerta para outros consumidores que,
mais certo ou mais tarde, passarão pelo mesmo drama. Liguei
para a Telemar e solicitei informações de como proceder para instalar o
velox em minha linha telefônica fixa. Fui
informada de que bastaria fazer o pedido que seria marcada a data para a
citada instalação. Deram-me o preço mensal da assinatura e mais o valor
do aluguel de um modem, além de que precisaria de um provedor de acesso
à internet. O
valor do aluguel do modem em maio de 2004, se não me falha a memória,
era de R$20,00. Conversando com algumas pessoas que já possuíam o velox,
tomei conhecimento de que eu poderia adquirir um modem
por R$70,00, na época, e não precisaria ficar pagando
indefinidamente o aluguel do acessório. Essa opção não me foi
repassada pela Telemar na oportunidade, tanto assim que na ora da instalação
lá chegou o técnico com o modem o qual não foi utilizado por eu lhe ter
apresentado o que eu já possuía. Adquiri
um modem em 2004 pelo preço anunciado de R$70,00 que o usei por 32 meses
até pedir o cancelamento do serviço em dezembro de 2006. Nesse lapso de
tempo teria pago à Telemar o valor de R$640,00. Assim, economizei o valor
de R$570,00 (640,00 menos 70,00). Contratei
a Amazon como provedora de
acesso à internet. Pedi
a instalação do velox em maio de 2004, quando foi realizada. Meses
depois resolvi cancelar o contrato com a Amazon como provedora. Liguei,
anunciei a minha pretensão e fui logo atendido sem nenhuma imposição ou
dificuldade. Cancelado o contrato. Na
mesma oportunidade, contratei a OI.internet como provedora, por questões
de preço. Já
em 2006, havendo a perspectiva de mudar de endereço telefonei para a
Telemar para saber se haveria a possibilidade de pedir a transferência da
linha para o novo endereço e permanecer o mesmo número que eu já possuía
há mais de 10 anos e como deveria proceder para cancelar o velox. Fui
esclarecida que seria impossível continuar com o mesmo número pelo fato
de o novo endereço pertencer a outra área. Na nova residência deveria
solicitar a instalação de uma linha e, então, pedir o cancelamento do
velox. Quanta ingenuidade de minha parte, mas Deus perdoa os inocentes!!!.
Ai já se perpetrava a intenção de que o velox não fosse
cancelado mais sim instalado na nova linha, coisa que eu não pretendia. Solicitei
o cancelamento da linha telefônica, como anunciado, isto muito antes da
mudança e ele foi desativado. Nessas circunstâncias, sem telefone, não
poderia utilizar o velox. Mudança
de endereço ocorrida e instalada nova linha telefônica no dia 14 de
dezembro de 2006 (RSR
nº 423283). Alerta!!!!!.
Não continue a leitura, caro leitor, se Você não tiver o coração
forte. Aí
começou o absurdo. Nesta
mesma data, isto é, em 14.12.2006, com nova linha instalada e seguindo a
orientação da própria Telemar, liguei solicitando o cancelamento do
velox. Inicialmente
a atendente, que acredito não ter sido a mesma que me passou a primeira orientação,
me advertiu que eu não
deveria ter feito dessa maneira, que eu deveria ter cancelado o velox para
depois pedir a desativação do telefone onde o serviço estava instalado.
Entendi,
e que até hoje não acredito na nova orientação da Telemar, que a solução
seria pedir a reativação do telefone para poder solicitar o cancelamento
do velox, aconselhamento que relatei a Anatel quando solicitei providências.
Como
poderia reativar a linha telefônica em uma residência que não estava
por mim ocupada, apenas para satisfazer um capricho e anterior errada
orientação da Telemar. Fiz a besteira por acreditar na exatidão da
orientação que me foi repassada. Pela heresia, disparate e absurdo por
mim cometido estou sendo penalizada pela Telemar. Em
telefonema de 14.12.06, às 20h aproximadamente, iniciei falando com a Telemar com o atendente Leonardo que me
transferiu para Débora. Aí comecei a sentir que teria dificuldades para
ter o velox cancelado. Pedi o número do protocolo de meu pedido e não me
foi fornecido, tendo a atendente dito que passaria o assunto para o
suporte técnico e isso foi feito. Comecei a falar com Geraldo e não
consegui terminar o diálogo. Fiz nova ligação e falei com Geraldo que
repassou para Rômulo que repassou para Fernanda. Diante da minha insistência
foi-me fornecido o nº do protocolo 917615871873. Possuo
estas anotações e cópias dos meus pedidos, mas a Telemar, com certeza,
possui todos os diálogos gravados e poderá, se necessário, apresentar
em Juízo. Diante
da dificuldade que já se apresentava, ainda no dia 14, às 22:13h,
formulei pedido de providências junto à Anatel que tomou o número de
solicitação 787740-2006. No
dia 15 de dezembro, isto é, um dia após o meu pedido, foi feita nova
ligação para a Telemar cujo protocolo de pedido de mensagem tomou o nº
917615924623. Nessa
oportunidade a atendente Graziela afirmou que o velox já estava
desativado. O
milagre aconteceu, bradei!!!! ...............Puro engano. Recebi
uma fatura de cobrança da Telemar, com vencimento em 04.01.2007, cobrando
a utilização do velox no período de 01 a 30.12.2006. Nessa cobrança,
sobressalte-se leitor, veio o nº do telefone como 5039700-0-1 que se sabe
lá de quem é. Atente,
caro leitor, a Telemar já havia anunciado, em 15.12.2006,
que o velox estava cancelado.
Como cobrar o período de 01 a 30.12.2006? Recordo,
aqui, que há muito não tinha telefone e não poderia, pois,
utilizar o velox. A Telemar, pelo alta tecnologia hoje utilizada,
com certeza tem condições de saber que não utilizei o velox durante o
período anunciado, mas cobra. Como
não possuo cópia do contrato com a Telemar (não me foi fornecido) para
saber se a utilização ou não de
dias leva a cobrança do mês integral e para não ver meu nome no Serasa,
o que prejudicaria o nome de meu marido que é uma autoridade local,
resolvi quitar a fatura. Assunto
encerrado. Pronto!!!! No
dia 16.12.2006, solicitei o cancelamento do contrato com o provedor OI.
Fui prontamente atendido, sem nenhuma dificuldade, pelo que registro o
tratamento honesto e eficiente que dispensou ao seu usuário. Destaco,
a título de conhecimento público, que durante o período em que utilizei
o velox ele ficou fora do ar, dezenas de vezes “por horas a fio”,
impedindo o acesso à internet. Quando ligava pedindo informação era
repassado que estava em manutenção. Em nenhuma dessas vezes a Telemar
abateu o período de não funcionamento no valor da cobrança mensal. É só
venha a nós, ao consumidor nada. Eu
disse “Assunto encerrado. Pronto!!!”.
Nada disso, continue!!! No
dia 20.01.2007 meu marido atendeu um telefone, acredito que tenha sido da
Anatel, indagando se o velox estava cancelado. Ela informou que sim,
logicamente por ter sido o pedido feito em 14.12.06 e a atendente da
Telemar, em 15.12.2006, dito que estava cancelado e não tínhamos condições
se saber se realmente assim estava, pois não o estávamos, como não o
estamos, utilizando. Vamos
em frente!!! No
dia 06.02.2007, recebi uma fatura da Telemar, já vencida em 04.02.2007,
cobrando a utilização do velox no período de 01 a 30.01.2007. Liguei
para a Telemar, no dia 06.02.2007, e
falei com o atendente Leonardo e relatei a situação, tendo o mesmo
orientado a aguardar três dias úteis. Meu pedido tomou o nº
91771627212. Diante
de toda a dificuldade até então enfrentada e que por certo continuaria,
no dia 07.02.2007, às 00:33h, formulei
pedido de providências junto à Anatel, pela internet, relatando o
ocorrido, tendo recebido o seguinte: “Número da Solicitação: 88772 - 2007 - Sr(a)
............., por favor, anote o número da sua solicitação para
acompanhamento. A Telemar - Pará tem o prazo de até 5 dia(s) úteis para
resolver sua solicitação ou contactá-lo(a) informando sobre o andamento
da mesma. Logo
a seguir, pelo portal da Telemar, registrei pedido de providência, o qual
resultou no seguinte:
Dia
08.02.2007 recebi telefonema da Telemar, atendente Fábio, dizendo que
seria cancelada a fatura de cobrança que me foi remetida, dentro de 10
dias. Afirmei,
na oportunidade, que eu estava com uma fatura de cobrança em mãos e que
ele estava dizendo que seria
cancelada, mas eu não tinha nenhum comprovante dessa afirmativa e se a
Telemar me remeteria. Indaguei se ele estava gravando o diálogo para, se
for o caso, ser apresentado em Juízo. Ele
afirmou que a Telemar não forneceria tal comprovante e não estava
gravando e que a notícia do cancelamento seria repassada a Anatel aonde
eu poderia conseguir o que desejava. Ficarei
no aguardo de alguma notícia e na expectativa de que meu nome seja
inserido no Serasa para que possa promover a competente ação de
ressarcimento por danos materiais e morais. Esta
manifestação encontra-se publicada no site www.soleis.adv.br
e http://www.reclameaqui.net/
. Posteriormente
darei conhecimento do que ocorrer nesta situação. Este
o alerta que faço relativamente às dificuldades que encontrai para fazer
o cancelamento do velox junto à Telemar. Dia 20.02.2007 deparei com informação constante no Portal da Anatel, relativamente ao meu pedido de providências: "Nº
Solicitação: 88772 - 2007
Vale aqui registrar que a Telemar havia dado o prazo, em 08.02.2007, de 10 dias para cancelamento da conta, porém não retornou com qualquer notícia afirmando que havia cumprido tal promessa. Se o consumidor não tiver acesso à internet para poder consultar o site da Anatel, ficará "anos a fio", na expectativa de que seu nome seja incluído no Serasa, vez que a Telemar não retorna com comunicação de que a "imploração" foi atendida. Deus nos livre da Telemar e salve o consumidor brasileiro. 08.02.2007 Como havia dito, paguei a conta integral da Velox referente ao mês de Dezembro/06, muito embora ela tenha sido destivada em 15.12.2006. Dia 23.03.2007 recebi uma nova conta da Telemar com a seguinte observação: "Atenção: Conta Credora - Entre em contato com a nossa central de atendimento para definir a melhor forma de recebimento do crédito" Aqui vai um comentário!!! Quando era para me cobrar eles sabiam o número da conta corrente no Banco, mas para creditar eles fazem que não sabem para poder protelar a devolução. Aos 26 dias de março telefonei para a Telemar e falei com um dos atendente que anotou o número de minha conta e disse que daria retorno. Em 28.03.07 atendi telefonema da OI Velox avisando que a cobrança de janeiro/07 foi cancelada (desde 15.12.2006 somente agora veio este aviso). Que eu devo desconsiderar a conta credora recebida, pois ela é referente aquele mês. Que deverei aguardar o crédito na fatura correspondente à nova linha telefônica que uso da Telemar que, se não vier na próxima, virá na outra. E os juros!!!!! Estou aguardando. Acaso não se confirme a promessa, retornarei à Anatel.
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Fonte: Remetido por e-mail |
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