Pedágio
FEDERAL E VALE
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LEI No 10.209/23.03.2001(Transporte Rodoviário)
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA
,
no uso das atribuições que lhe confere o § 1º, do artigo 2º, do Ato
Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, e tendo em vista o que dispõe
o inciso II do Artigo 20 da Constituição,
DECRETA:
Art 1º
Fica o Governo Federal autorizado a, nos termos do Artigo 20, inciso II da
Constituição, instituir cobrança de pedágio, que será devido pelos
condutores de veículos automotores que utilizem vias públicas, integrantes
do sistema rodoviário federal.
§ 1º Poderão ser submetidos ao
pedágio:
a) estradas bloqueadas ou rodovias
expressas;
b) pontes, viadutos, túneis ou
conjunto de obras rodoviárias de grande vulto;
§ 2º Ficam isentos do pagamento
de pedágio os veículos oficiais e aqueles do Corpo Diplomático.
§ 3º O governo Federal, por
intermédia dos órgãos competentes, poderá, excepcionalmente, autorizar o
trânsito de semoventes em rodovias e obras rodoviárias de que trata este artigo, mediante pagamento de tarifa de pedágio e obedecidas as cautelas
que a autoridade administrativa determinar.
Art 2º A cobrança de pedágio
será precedida da verificação técnico-econômica de viabilidade e
rentabilidade.
Art 3º As tarifas de pedágio
serão estabelecidas, anualmente, em tabelas aprovadas pelo Ministro dos
Transportes, ouvido o Conselho Nacional de Transportes e mediante proposta
do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem.
Art 4º As tarifas de pedágio
serão fixadas, distintamente, para as diversas categorias de veículos e
espécies de semoventes.
Art 5º A base de cálculo
das tarifas de pedágio levará em conta, obrigatoriamente, os seguintes fatores:
I - Custo de construção da obra
e melhoramentos existentes ou a introduzir para comodidade e segurança dos
usuários;
II - Custos dos serviços e
sobre serviços operacionais, administrativos e fiscais.
Parágrafo único. Na fixação
das tarifas de pedágio para determinada via ou obra rodoviária federal,
serão considerados, igualmente, os custos dos transportes rodoviários na
região.
Art 6º O produto havido do
pedágio aproveitará, na sua totalidade, à obra rodoviária a ele submetida, para amortização dos seus custos, atendimento das despesas de
manutenção, reparação, administração e remuneração do capital
investido ou reinvestimentos destinados a melhoramentos, acessos e ampliações
necessárias.
Art 7º O governo Federal,
por intermédio do órgão setorial de execução, poderá, atendendo ao interesse
público e mediante licitação, outorgar concessões por prazo
fixo, para construção e exploração de rodovias e obras rodoviárias
federais, assim como para a exploração e administração de rodovias
existentes, mediante cobrança de pedágio.
Art 8º A União Federal,
através do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, poderá constituir
e organizar empresa pública para construção ou exploração de rodovia e
obra rodoviária federal, mediante cobrança de pedágio.
Art 9º Nas estradas ou
obras rodoviários que trata o § 1º do artigo 1º deste Decreto-lei,
desde que submetidas ao pedágio, não poderá ser aplicada qualquer da
arrecadação da Taxa Rodoviária Federal de que trata o Decreto-lei nº
397, de 30 de dezembro de 1968.
Art 10. O Ministro dos
Transportes expedirá os atos e normas bastantes à execução deste Decreto-lei.
Art 11. este Decreto-lei
entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as deposições em
contrário.
Brasília, 27 de agosto de 1969;
148º da Independência e 81º da República.
A. COSTA E SILVA
Antônio Delfim Netto,
Mário David Andreazza
LEI No 10.209, DE 23 DE MARÇO DE 2001
Institui o Vale-Pedágio obrigatório sobre o transporte rodoviário de carga e dá outras providências.
Faço saber que o Presidente da República adotou a Medida Provisória nº 2.107-12, de 2001, que o Congresso Nacional aprovou, e eu, Jader Barbalho, Presidente, para os efeitos do disposto no parágrafo único do art. 62 da Constituição Federal, promulgo a seguinte Lei:
Art. 1º
Fica instituído o Vale-Pedágio obrigatório, para utilização efetiva em
despesas de deslocamento de carga por meio de transporte rodoviário, nas
rodovias brasileiras.
§ 1º
O pagamento de pedágio, por veículos de carga, passa a ser de responsabilidade
do embarcador.
§ 2º
Para efeito do disposto no § 1º, considera-se embarcador o proprietário
originário da carga, contratante do serviço de transporte rodoviário de
carga.
§ 3º
Equipara-se, ainda, ao embarcador:
I - o contratante do serviço de transporte rodoviário de carga que não seja o proprietário originário da carga;
II - a empresa transportadora que subcontratar serviço de transporte de carga prestado por transportador autônomo.
Art. 2º
O valor do Vale-Pedágio não integra o valor do frete, não será considerado
receita operacional ou rendimento tributável, nem constituirá base de incidência
de contribuições sociais ou previdenciárias.
Parágrafo único. O valor do Vale-Pedágio obrigatório deverá ser destacado em campo específico no documento comprobatório do transporte.
Art. 3º
A partir de 12 de maio de 2000, o embarcador passará a antecipar o Vale-Pedágio
obrigatório ao transportador, em modelo próprio ou em espécie,
independentemente do valor do frete, ressalvado o disposto no § 5º
deste artigo.
§ 1º
Quando o Vale-Pedágio obrigatório for expedido em modelo próprio, a aquisição,
pelo embarcador, para fins de repasse ao transportador de carga, dar-se-á junto
às concessionárias das rodovias, podendo a comercialização ser delegada a
centrais de vendas ou a outras instituições, a critério da concessionária.
§ 2º
O Vale-Pedágio obrigatório deverá ser entregue ao transportador rodoviário
autônomo no ato do embarque decorrente da contratação do serviço de
transporte no valor necessário à livre circulação entre a sua origem e o
destino.
§ 3º
Sendo o transporte efetuado por empresa comercial para um só embarcador,
aplica-se o disposto no parágrafo anterior.
§ 4º
O rateio do valor do Vale-Pedágio obrigatório, no caso do transporte
fracionado, será definido em regulamento.
§ 5º
No caso de transporte fracionado, efetuado por empresa comercial de transporte
rodoviário, o rateio do Vale-Pedágio obrigatório será feito por despacho,
destacando-se seu valor no conhecimento para quitação, pelo embarcador,
juntamente com o valor do frete a ser faturado.
§ 6º
Até o dia 20 de julho de 2000, as concessionárias de rodovias que pratiquem a
cobrança de pedágio informarão à Secretaria de Transportes Terrestres do
Ministério dos Transportes o modelo próprio de Vale-Pedágio obrigatório que
estejam disponibilizando aos interessados e os locais em que poderão ser
adquiridos.
§ 7º
O descumprimento do que estabelece o parágrafo anterior implicará a aplicação
de multa diária de R$ 550,00 (quinhentos e cinqüenta reais).
Art. 4º
Ao fornecer o Vale-Pedágio obrigatório ao transportador rodoviário de carga,
o embarcador tem o direito de deduzir valor correspondente até um por cento do
frete contratado, a título de indenização.
Parágrafo único. A dedução de que trata o "caput" deste artigo fica limitada ao valor do Vale-Pedágio obrigatório.
Art. 5º
O descumprimento do disposto nesta Lei sujeitará o infrator à aplicação de
multa administrativa de R$ 550,00 (quinhentos e cinqüenta reais) a R$ 10.500,00
(dez mil e quinhentos reais), a ser aplicada pelo órgão competente, na forma
do regulamento.
Art. 6º
Compete ao Ministério dos Transportes a adoção das medidas indispensáveis à
implantação do Vale-Pedágio obrigatório, a regulamentação, a coordenação,
a delegação e a fiscalização, o processamento e a aplicação das
penalidades por infrações a esta Lei.
§ 1º
A fiscalização, o processamento e a aplicação das penalidades previstas
neste artigo poderão ser descentralizados mediante convênio a ser celebrado
com o Ministério do Trabalho e Emprego e com outros órgãos ou entidades da
Administração Pública Federal, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios.
§ 2º
O Ministério dos Transportes obriga-se a subsidiar os órgãos ou as entidades
de que trata o parágrafo anterior, fornecendo-lhes elementos necessários e
atualizados.
Art. 7º
Caso o Ministério do Trabalho e Emprego venha a exercer, por delegação e
descentralização, as atividades inerentes ao Ministério dos Transportes, os
valores arrecadados, decorrentes das multas por ele aplicadas, constituirão
receita adicional do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, de que trata a Lei nº
7.998, de 11 de janeiro de 1990.
Art. 8º
Sem prejuízo do que estabelece o art. 5º, nas hipóteses de infração
ao disposto nesta Lei, o embarcador será obrigado a indenizar o transportador
em quantia equivalente a duas vezes o valor do frete.
Art. 9º
Os órgãos competentes do Poder Executivo, no âmbito de suas atribuições,
tomarão as providências necessárias, em trinta dias, para o cumprimento do
disposto nesta Lei.
Parágrafo único. A partir das nove horas do dia 4 até às vinte e quatro horas do dia 11 de maio de 2000, os veículos de transporte rodoviário de carga terão livre circulação, sem pagamento da tarifa de pedágio, nas rodovias sob concessão federal.
Art. 10. Ficam convalidados os atos praticados com base na Medida Provisória no 2.107-11, de 26 de janeiro de 2001.
Art. 11. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Congresso
Nacional, em 23 de março de 2001; 180º da Independência e 113º
da República.
Senador
JADER BARBALHO
Presidente do Congresso Nacional
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